O Guia de Iniciação de JPS visa estabelecer uma base de entendimento e abordagem comum para o sistema da ONU e os parceiros na implementação da Agenda de Juventude, Paz e Segurança. Destina-se a fundamentar, em termos gerais, os programas e ações de todas as entidades da ONU que trabalham com e para os jovens na paz e na segurança.

Introduction

Através da adoção da Resolução 2250 do Conselho de Segurança da ONU sobre Juventude, Paz e Segurança e das suas resoluções subsequentes, os Estados-membros e os órgãos e entidades da ONU foram chamados a aumentar a participação significativa e inclusiva dos jovens em todos os níveis dos esforços de consolidação da paz.

O Guia de Iniciação de Juventude, Paz e Segurança, também conhecido como Guia de Iniciação de JPS, é um recurso online aberto que está disponível para todos os praticantes, incluindo a ONU, os governos, a sociedade civil e as instituições académicas. O Guia de Iniciação foi desenvolvido pela UNSSC em parceria com a Academia Folke Bernadotte e baseia-se no “Manual de Programação de Juventude, Paz e Segurança”, elaborado pela ONU com o apoio da Academia Folke Bernadotte.

O Guia de Iniciação de JPS visa estabelecer uma base de entendimento e abordagem comum para o sistema da ONU e os parceiros na implementação da Agenda de Juventude, Paz e Segurança. Destina-se sobretudo a fundamentar, em termos gerais, os programas e ações de todas as entidades da ONU que trabalham com e para os jovens na paz e na segurança.

Clique no botão "Add to cart" para se matricular agora.

Course methodology

O Guia de Iniciação de JPS é uma ferramenta de aprendizagem ao ritmo do utilizador alojada na plataforma Elounge da UNSSC. Após o registo, receberá acesso imediato à plataforma de aprendizagem e a todos os materiais de aprendizagem.

Course contents

O Guia de Iniciação inclui três módulos de aprendizagem fundamentais que visam facultar aos praticantes as competências e os conhecimentos necessários para apoiar a implementação da Agenda de Juventude, Paz e Segurança, ao mesmo tempo que trabalham com e para os jovens na paz e na segurança.

Os três módulos de aprendizagem abrangem temas fundamentais de JPS:

  1. Introdução à Agenda de Juventude, Paz e Segurança;
  2. Propiciar a participação significativa dos jovens;
  3. Conduzir uma análise de conflitos sensível aos jovens.
Target audience

O Guia de Iniciação de JPS é um recurso online aberto que está disponível para todos os praticantes. 

Cost of participation

Graças ao generoso apoio da Academia Folke Bernadotte, o Guia de Iniciação de JPS é oferecido de forma gratuita.